domingo, 14 de novembro de 2010

Segundo dia - domingo, 14/11

Tarde de baleias, catastrofismo e placas tectônicas

Inundações e impactos meteoríticos foram a base da palestra Uniformismo & Catastrofismo apresentada por Ronny Nalin. O cientista na área de pesquisas sedimentológicas também falou sobre a alteração dos registros geológicos por condições diversas. "Tal questão deve ser observada antes de analisar os processo naturais", aconselhou.
Na palestra 'Fé, datação e baleias', Raul Esperante falou sobre taxas de datação radiométricas e mostrou como funciona a matemática para estabelecimento dos períodos que determinam a idade das formações geológicas e dos fósseis. Ele citou como exemplo a formação do Pisco, nos EUA; fósseis bem conservados com todos os ossos conectados. Os esqueletos de baleias não mostram evidência de terem estado no fundo do mar por muito tempo e por não haver indícios da ação de anmais carniceiros do fundo do mar.

Ao recorrer a um dos fósseis do Museu de História Natural que estão expostos no local, como material iustrativo, Esperante elogiou a presença da exposição na conferência. 'É a primeira vez que tenho um osso para ilustrar a minha conferência', comemorou. 

Esperante concluiu afirmando que "quando aplicamos taxas de sedimentação modernas ao passado, obtemos idades de milhões de anos. Mas o estudo dos fóssies nos sugerem marcações temporais diferentes. A investigação dos fósseis das baleias não indicam, necessaiamente, que foram enterradas no dilúvio, mas sugerem que foram enterrada há pouco tempo e há muito menos tempo que as datações radiométricas sugerem.

Na palestra 'Placas Tectônicas', o físico Ben Clausen falou sobre a movimentação e separação das placas tectônicas. Clausen mostrou o processo de separação do grande bloco que deu origem aos atuais continentes. Ele também citou a semelhança verificada entre fósseis encontrados no sudeste do Brasil e no Sul da África, que podem indicar que os continentes estavam unidos anteriormente. Outro indício são montanhas na América e na Escandinávia. Além disso, também há a idade semelhante do chão dos oceanos. Para o doutor em física, as evidências de que houve um deslocamento dessas placas também revelam que poderiam ter acontecido num período pós dilúvio.


Moral e fósseis marcaram a manhã

Um comparativo entre a moral que deve pautar a vida dos criaconistas e a dos evolucionistas foi o tema da reflexão elaborada pelo professor Marcelo Torres, na abertura dos trabalhos da manhã deste domingo (13), na conferência. Levando em conta a mentalidade preponderante nos vários períodos históricos como Idade antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea e Pós-moderna, Torres destacou que "a verdaeira moral não é reflexo da sociedade vigente no momento. É aquela que foi inserida no coração por alguém superior ao homem". Ele também defendeu que "diferente do que é proposto por uma teoria baseada na competição, nossa auto-estima deve estar relacionada à nobreza do valor que temos diante de Deus”.

A formação de fósseis e a interpretação da ordem na coluna geológica foram temas apresentados por Ronny Nalin, durante a palestra 'Modelo no Registro Fóssil'. Nalin também concentrou-se na controvérsia dos Trilobitas, devido sua localização na coluna geológica e também explicou pontos relacionados à catástrofe do dilúvio e argumentos sobre como algumas espécies conseguiram sobreviver.

Em 'Tempo e Forma na Evolução – Existe uma Alternativa', Raul Esperante propôs argumentos técnicos em contraposição às divergências existente entre paleontólogos diante de achados fósseis. Como exemplo, ele citou a Tortruga Odontochelys, encontrada na China. Mostrando textos de vários autores, Esperante destacou a existência de especulações e questionou: “Já que o problema não se dá devido à ausência de fósseis, não seria pela falta de um modelo interpretativo adequado?”

A série de palestras da manhã foi fechada por Roberto Biaggi que falou sobre a 'Percurso daa Geologia a Palentotologia', mostrando achados fossilizados de invertebrados, insetos, plantas e peixes, encontrados, principalmente, na América do Sul. Ele também valeu-se de elementos do acervo exposto pelo Museu de História natural, para ilustrar sua explanação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...